terça-feira, 23 de setembro de 2014

Cientistas teletransportam partícula de luz por 25 km


Cristais que contêm informação fotônica depois do teletransporte
Foto: Reprodução

GENEBRA - Uma equipe da Universidade de Genebra conseguiu teletransportar o estado quântico de um fóton para um cristal ao longo de 25 quilômetros de fibra óptica, mostrando que a informação pode ser teletransportada da luz para a matéria.

De acordo com o comunicado dos cientistas à imprensa, os resultados provam “que o estado quântico de um fóton pode ser mantido enquanto é transportado para um cristal sem que os dois entrem diretamente em contato”.
O teletransporte quântico envolve o movimento de pequenos bits de dados de um lugar para outro instantaneamente, através de um fenômeno conhecido como emaranhamento quântico — quando duas partículas ligadas agem como gêmeas, mesmo depois de separadas, o que significa que a informação pode ser instantaneamente passada de uma para outra sem toque.
Os pesquisadores são fascinados pelo teletransporte quântico porque ele pode revolucionar a maneira como carregamos e transmitimos dados. Mas até agora os cientistas lutavam para descobrir qual informação quântica armazenada na luz poderia ser usada nos sistemas de comunicação existentes, baseados em matéria.
Nesse experimento, os físicos pegaram dois fótons emaranhados e enviaram um deles, via fibra óptica, por 25 quilômetros, enquanto o outro foi enviado a um cristal, que armazenou sua informação. Um terceiro fóton foi então enviado como uma bola de bilhar para colidir com o primeiro fóton, apagando ambos.
Só que os cientistas descobriram que a informação do terceiro fóton não tinha sido destruída, mas transferida para o cristal que continha as informações do segundo fóton emaranhado. O resultado do estudo foi publicado na revista “Nature Photonics”.
Isso mostra que “o estado quântico dos dois fótons emaranhados, que são como gêmeos siameses, é um canal que empodera o teletransporte da luz para a matéria” explicou o coautor da pesquisa, Félix Bussieres.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário: